GUIA PARA INICIANTES EM CRIPTOMOEDAS


 


O QUE É UMA CRIPTOMOEDA?

Criptomoeda na verdade é um ativo financeiro, que popularmente é chamado assim, este ativo é na verdade um código virtual que é gerado de forma descentralizada, sem intermediários, nem burocracias, pois não faz parte de nenhum sistema monetário regulamentado.

Você pode comprar uma criptomoeda com dinheiro real, isto dá valor a mesma, e após ter a criptomoeda, você pode vender a mesma por um valor maior do que o que você comprou ou, utilizá-la para comprar produtos na internet, pois muitos sites já aceitam pagamentos com criptomoedas.

Uma das principais vantagens das criptomoedas, é que elas possuem uma valorização muito maior do que a de qualquer investimento tradicional, mas também possuem um risco muito alto. Matéria completa sobre criptomoeda.

 

É SEGURO INVESTIR EM CRIPTOMOEDAS?

Assim como as ações, as criptomoedas são um investimento de alto risco, pois possuem retornos expressivos, mas também riscos elevados. Você pode ganhar ou perder muito investindo em criptomoedas, pois é um mercado de muita oscilação, cheio de quedas e altas diárias.

Devido a isto, é aconselhável não investir todo o seu dinheiro neste tipo de investimento, apenas uma pequena parte.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BITCOIN E ALTCOIN?

O Bitcoin é a primeira criptomoeda, altcoins são todas as criptomoedas que não são o bitcoin, elas têm este nome pois são consideradas moedas alternativas.

 

ENTENDA COMO FUNCIONA O BLOCKCHAIN DE FORMA VISUAL

O Edilson do canal Investimentos Digitais fez um vídeo excelente, que após você ver, entenderá de uma vez por todas esta tecnologia.

 

ONDE COMPRAR CRIPTOMOEDAS?

Para comprar criptomoedas é necessário se cadastrar em sites que funcionam como um mercado, estes são denominados exchanges.

Existem várias exchanges, cada uma delas disponibilizam negociações apenas com as criptomoedas que trabalham, não há um site que negocie todas as criptomoedas existentes, devido a isto, provavelmente será necessário que você abra conta em mais de uma Exchange.

Para utilizar reais na compra de bitcoins ou altcoins, é necessário se cadastrar em exchanges brasileiras.

Na próxima página há um fluxograma que eu desenvolvi para exemplificar o processo de compra e venda de criptomoedas e neste link você encontrará uma matéria que compara as taxas das principais exchanges brasileiras, lá você poderá decidir qual Exchange será melhor para você, apenas uma Exchange não consta nesta lista, pelo fato de ser nova,  é a FXCbit.

 


Clique aqui para baixar a imagem acima em alta resolução no formato PDF.

É SEGURO DEIXAR SUAS MOEDAS NA CARTEIRA (WALLET) DA EXCHANGE?

Antes de abordar este assunto, vamos falar o que é carteira, é um programa onde você armazena suas moedas, como se fosse uma carteira real onde seu dinheiro e cartões ficam guardados, quando você cria uma conta em alguma Exchange e compra uma moeda, é criado automaticamente uma carteira para que esta moeda fique armazenada, cada moeda tem sua carteira, por exemplo, numa carteira de bitcoin você só pode guardar bitcoins, para Litecoin você necessita de uma carteira para Litecoins.

Cada carteira tem uma chave pública, que é o endereço da carteira, é por meio deste endereço que você receberá suas moedas, mas há também uma chave privada, é esta chave que dá a segurança de que suas moedas não serão roubadas, se alguém tiver a chave privada da sua carteira, ela poderá retirar suas moedas a hora que quiser.

Em uma Exchange você não é o dono da carteira, é como se ela fosse emprestada para você, pois você não tem a chave privada, e por isto não é seguro manter suas moedas na carteira da Exchange.

Por outro lado, imagine que você tenha umas quinze criptomoedas no seu portfólio, você teria que baixar uma carteira para cada criptomoeda, instalar e sempre atualizar, lembrando que cada carteira é um programa, que trabalhão né.

No presente momento em que estou escrevendo este texto, eu ainda mantenho todas as minhas moedas nas exchanges e graças a Deus até agora está tudo certo. Procurei saber se não havia uma carteira que armazenasse mais de uma moeda, descobri algumas, já até baixei uma no meu celular que se chama Coinomi, das que eu vi, para mim esta é a melhor, mas não sou nenhum especialista no assunto, por isto vou deixar abaixo alguns links para as matérias que encontrei e para que você possa estudar melhor sobre o assunto.

Matéria 1; Matéria 2; Matéria 3

 

TENHA UMA AUTENTICAÇÃO EM DOIS PASSOS

É muito importante a questão da segurança, principalmente no mundo online, cada exchange possui a validação com dois passos, procure ativar em todas as exchanges esta opção.

Utilize o aplicativo “Google Authenticator” para isto, basta baixar o aplicativo, scanear ou digitar o código fornecido pela Exchange, digitar o código para validação no site e pronto, você garantiu a segurança do seu acesso na Exchange.

Uma dica, caso você mude de celular, é necessário entrar na Exchange usando o código do seu celular antigo, quando estiver dentro do site, você deve remover a autenticação, e depois habilitar novamente utilizando seu novo celular com o aplicativo instalado. Você não sabe o sufoco que eu passei para fazer isso, até eu entender que tinha que ser desta forma eu levei um tempo, achei que tinha algum código dentro do aplicativo para eu transferir tudo de uma só vez para o celular novo.

 

COMO SE GANHA DINHEIRO COM CRIPTOMOEDAS?

Ganhar dinheiro investindo em criptomoedas, é praticamente igual ao investimento em ações, é necessário comprar na baixa e vender na alta, caso você tenha comprado um ativo e o mesmo caiu o valor, é necessário esperar que o ativo fique em um preço acima do que você comprou para poder vender. Caso você decida vender a um preço menor ou o mesmo preço que você comprou, você perderá dinheiro, pois mesmo que o preço seja o mesmo, você pagará taxas por cada operação realizada. Há ainda mais formas de ganhar dinheiro com criptomoedas, veja neste vídeo, o mesmo está em inglês.

 

TRADE X HOLD

Essas são duas palavras muito usadas neste universo, elas definem dois tipos de perfis de investimento e até mesmo os investidores que utilizam cada perfil.

Trade (Day trade) = É a operação de comprar um ativo e vende-lo assim que tiver uma alta considerável, muitas vezes esta operação é realizada dentro de um mesmo dia, por isto também é conhecido por day trade.

Hold = É a operação de comprar um ativo visando um lucro a longo prazo, ou seja, por mais que em alguns dias o ativo tenha uma alta considerável, a pessoa o mantém, e só vai vende-lo após alguns anos, esperando que o seu lucro seja muito maior, pois o ativo poderia crescer muito com o passar do tempo.

 

TRADE OU HOLD, QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Antes de responder isto, gostaria de evidenciar que as duas opções possuem vantagens e desvantagens, também podem apresentar grandes lucros e grandes perdas.

Trade = Devido a uma alta oscilação, o preço de um ativo pode cair ou subir exponencialmente em poucas horas, o que pode influenciar em uma tomada de decisão errada, pois a pessoa pode acabar se desesperando e comprar na alta, achando que o ativo ainda vai subir mais, ou vender na baixa com medo de perder muito.

Hold = Há a possibilidade de comprar um ativo que não é tão bom assim e, que com o passar do tempo traga prejuízos, mas um risco maior ainda é que algumas pessoas são tão ambiciosas, que querem deixar o ativo sempre por mais tempo para ganhar mais, mas este “hold eterno” pode custar muito caro, pois um dia este ativo chegará a um preço máximo, onde o mercado não aceitará ou conseguirá pagar mais por ele, e esta pessoa acabará vendendo o ativo a um valor inferior do que um dia ele chegou ou, até mesmo ficar com ele até que o ativo acabe ou que ninguém mais queira comprar, e acabará perdendo todo seu investimento.

Quando comecei a investir em criptomoedas, fiz uma simulação no Excel para analisar qual das duas opções seria melhor, e com base em números, percebi que o hold é melhor, pois utilizando os mesmos valores iniciais e finais, quem comprou apenas uma vez teve um lucro maior do que o de quem comprou e vendeu o ativo várias vezes.

Mas tudo depende do seu perfil e dos resultados que você almeja, para uma pessoa que não tem muito para investir e gostaria de ganhar muito dinheiro com este investimento, eu aconselharia a comprar algumas altcoins bem baratas, que valem menos de um centavo de dólar, fazer hold por uns dez anos e ver o resultado lá na frente.

Agora se você quer viver com o retorno do seu investimento e tem uma grana considerável para investir, talvez a melhor opção para você seja o day trade, porque qualquer valorização na moeda já te traria um lucro capaz de cobrir as taxas e te dar uma grana boa por mês.

Neste link há uma matéria que traz uma comparação mais a fundo destas duas opções de investimento, esta matéria é baseada no mercado de ações, mas os princípios são os mesmos.

 

CRIPTOMOEDAS X OUTROS TIPOS DE INVESTIMENTO

Como dito anteriormente, criptomoedas assim como ações, são um investimento de alto risco, mas uma coisa que aprendi na faculdade é que quanto maior o risco maior o lucro.

Investimentos conservadores praticamente lhe isentarão do risco de perder dinheiro ao investir, mas o lucro retornado será muito menor.

Uma coisa muito importante é diversificar seus investimentos, pois se você colocar todos os ovos em uma cesta só, poderá perder tudo, diversificar diminui o risco, pois você pode perder em um investimento e ganhar em outro.

Como também foi falado anteriormente, não é aconselhável investir todo o seu dinheiro em criptomoedas.

No meu caso, eu estou investindo apenas em criptomoedas, mas estou diversificando ao investir em várias moedas que não se correlacionam. No começo dos meus investimentos, eu investi em algumas criptomoedas que são altamente correlacionadas, logo no início tive um lucro muito grande, mas depois de um tempo tudo começou a cair, nesta etapa eu criei uma ferramenta com base no que aprendi em uma matéria da faculdade, onde pude analisar a correlação das criptomoedas, então somente após isto diversifiquei meus investimentos.

Você que decidirá qual investimento vale mais a pena, apenas vou te mostrar uma tabela com o retorno no ano de 2017 de algumas moedas que eu acompanho, estes dados são com base histórica nos valores das moedas, o valor do risco e do retorno médio mensal eu consegui por meio da minha ferramenta que criei com conhecimento que adquiri na faculdade.


Como você pode ver, não há nenhum investimento tradicional que chegue perto destes valores, nem mesmo as ações, mas quero que observe também, que em todas as moedas, o risco mensal é maior do que o retorno, então como já disse várias vezes, você pode ganhar muito, mas também pode perder muito.

 

NEGOCIAR CRIPTOMOEDAS X MINERAÇÃO

Para que cada transação em criptomoeda aconteça, é necessário que ocorra a mineração, não vou explicar ela aqui, pois é um conceito mais complexo, então estou deixando este link para você ver mais a fundo.

Uma forma de você adquirir criptomoedas é minerá-las, muitos dizem que assim você consegue moedas a custo zero, mas isto não é verdade, para você minerar, é necessário deixar seu computador ligado a internet, o processo utiliza muito do seu computador, fazendo com que gaste mais energia.

Eu vejo que para ganhar dinheiro minerando criptomoedas, é necessário investimento e se dedicar a isto, nó meros mortais, apenas gastaríamos muito na conta de luz, para ganhar poucos centavos, mas não sou especialista neste assunto, caso você queira ir mais afundo, estes são dois sites que eu minerei algumas moedas: Coinpot (utiliza seu computador) e Eobot (mineração online, mas você tem que investir para conseguir mais poder de mineração e ganhar mais).

 

PLANILHA CRIPTOMOEDAS

Esta planilha é a ferramenta que falei acima, com ela você terá as seguintes ferramentas:

  • Carteira: Anotar todos os dados das suas transações com criptomoedas, lhe ajudando na organização.
  • Painel: Visualizar graficamente os dados da sua carteira, facilitando o controle e visualização dos resultados.
  • Histórico: Parte onde será lançado o preço mensal das criptomoedas que desejar, para acompanhamento do retorno mensal previsto e do risco, tanto de cada ativo, quanto da sua carteira, também fornece a base da dados para a análise de correlação.
  • Correlação: Permite visualizar a correlação entre todas as moedas que estão no histórico, ajudando na tomada de decisão de qual criptomoeda investir de forma que o investimento esteja diversificado, diminuindo o risco.
  • Gráfico: Visualizar graficamente a correlação entre os ativos.
  • Ranking: Diversos rankings para identificar com facilidade quais moedas trazem maior e menor resultado, é possível ver retorno; risco; correlação; posição do retorno e do risco dentro dos ativos e o retorno em relação ao risco.
  • Simulação: Diversas simulações para ajudar no planejamento, seja para compra, decidir o tempo que deixará o dinheiro investido, preço da venda, entre outras coisas.
E mais outras novas funcionalidades. Para conhecer melhor a planilha clique aqui.

 

SITES PARA ACOMPANHAR O PREÇO DAS CRIPTOMOEDAS

Você pode acompanhar o preço das criptomoedas, nas próprias exchanges onde você comprar, mas há um site que compila o preço de todas as criptomoedas que estão em quase todas as exchanges, este site é o Coinmarketcap, após utilizar este site por um tempo tive algumas percepções bem legais sobre ele, fiz um vídeo onde explico cada uma delas, clique aqui para ver.

Outro site muito bom para acompanhamento é o Tradingview, ele é um site que além de acompanhar criptomoedas também acompanha investimentos da bolsa de valores. Nele há um gráfico com diversas ferramentas, onde você pode ver o histórico de diversos ativos (criptomoedas e bolsa de valores) de várias exchanges ou bolsas de valores, chega a ser melhor que o gráfico disponível em algumas exchanges.

 

CANAIS NO YOUTUBE PARA VER ANÁLISES E NOTÍCIAS SOBRE CRIPTOMOEDAS

Gostaria de compartilhar com você alguns canais que eu assino no youtube, onde acompanho análises e recebo notícias de criptomoedas.

Investimentos Digitais - Epaminondas Bitcoin - Criptomoedas Fácil - Ronaldo Silva - Bitcoin RS - Nerd Bitcoin - Dani Edson

- Criptomaniacos

 

SITES PARA VER ANÁLISES E NOTÍCIAS SOBRE CRIPTOMOEDAS

Segue abaixo alguns sites que trazem notícias sobre as criptomoedas.

Criptomoedas FácilPortal do BitcoinWebitcoinBitcoin NewsBitcoin MoveInvesting - Infomoney

 

 

FERRAMENTAS PARA ANALISAR MELHOR AS CRIPTOMOEDAS

Segue dois videos criados pelo Edilson do canal Investimentos Digitais com diversas ferramentas: Video 1; Vídeo 2.

 

ALGUMAS SACADAS QUE EU TIVE SOBRE CRIPTOMOEDAS

MINERE MOEDAS MAIS CARAS – Quando eu minerei algumas moedas pelo Coinpot, percebi uma coisa, o trabalho que o computador faz para minerar uma moeda de menor valor, é praticamente o mesmo trabalho que ele fará para minerar uma moeda de maior valor.

Então guarde isto: Para negociar, compre sempre quando a moeda estiver na baixa, e de preferência moedas mais baratas, mas para minerar, minere as moedas mais caras.

Eu minerei no Coinpot as moedas Doge e Litecoin, fiz um teste e minerei as duas pelo mesmo período, eu obtive mais Dogecoins minerando Lite e trocando por Doge, do que minerando diretamente a Doge, e aqui vai uma dica, Litecoin é uma excelente moeda, ela tem uma tecnologia melhor que a do Bitcoin e por isto é minerada mais rapidamente.

O problema disto, é que para este universo funcionar corretamente, todas as moedas precisam de mineração, e se todos minerarem apenas uma moeda, todas as outras serão prejudicadas e perderão valor.

PREFIRA MOEDAS MAIS BARATAS PARA COMPRAR – Compre moedas baratas, de preferência com menos de um centavo de dólar, ou menos de um dólar, pois estas moedas tem a chance de ter um crescimento muito maior, pense, o que é mais fácil de dobrar ou ter um crescimento exponencial, uma moeda que vale $0,001 ou que vale $10.000,00? O ponto fraco disto, é que moedas mais baratas geralmente estão no começo e são muito instáveis, além de não serem tão confiáveis, o que torna o risco muito maior, mas quanto maior o risco, maior o lucro.

TRANSFIRA ALTCOINS ENTRE EXCHANGES POIS A TAXA É MENOR – Esta dica vale mais para pessoas que não tem muito dinheiro para investir, vou contar o que aconteceu comigo para exemplificar.

Eu percebi que a moeda TRON estava crescendo muito, e decidi trocar meus Bitcoins por ela, então fiz o cadastro na Bitfinex (Primeira exchange que comprei Tron, hoje uso a Binance), ao analisar as taxas deles, vi que eles tem um política para diminuir transações de baixo valor, para depósitos (transferências) de criptomoedas abaixo de cem dólares, onde ao realizar um depósito deste tipo, eles cobram uma parte da moeda.

Eu fiz umas contas malucas e vi que seu eu transferisse Bitcoins eu iria perder por volta de R$80,00 somente nesta taxa, mas se eu transferisse Litecoin perderia apenas R$2,00, então eu transferi meus Litecoins que tinha no Mercado Bitcoin para lá, e depois vendi meus Bitcoins e comprei Litecoins, pois queria ficar com as duas moedas, no fim paguei menos fazendo assim, segue as taxas da Bitfinex que mencionei (Mostrando apenas algumas moedas).


Veja que como eu ia transferir menos de $100, eu iria pagar 0,004 BTC, mas eu não tinha nem mesmo 1 BTC, eu tinha por volta de 0,007 BTC. O que vale mais 0,004 BTC que custava por volta de R$50.000 ou 0,001 LTC que custava por volta de R$3.000,00?

AS CRIPTOMOEDAS CRESCEM EM EFEITO BOLA DE NEVE – Percebi que as criptomoedas crescem conforme o valor que estão atualmente, mas que ao alcançar patamares maiores, o seu crescimento se torna em cima deste novo patamar.

Por exemplo, uma moeda que custa $0,00001 ela tende a ser negociada, apenas aumentando um número a direita, fazendo com que o valor cresça lentamente, levará um bom tempo para esta moda chegar a casa dos centavos, mas quando ela chegar, ela começará a crescer em centavos e não mais em frações de centavo, principalmente quando chegar perto de $1. Quanto maior o valor, maior vai ser a unidade de diferença no preço, para baixo ou para cima, por isto um bitcoin não é negociado centavo por centavo, mas sim em dólares ou dezenas de dólares.

Acho que isto acontece por causa do pensamento das pessoas, é como se eu pensasse, não posso cobrar $1 por uma moeda que paguei $0,0001, mas quando esta moeda chegar em $0,80 aí eu vou começar a pensar em vende-la no preço de $1.

Observe a tabela que criei abaixo, para faze-la eu entrei no site Tradingview, peguei os valores aproximados de cada data do gráfico do BTC/USD da Exchange Bitstamp, para fazer o valor de crescimento diário eu dividi o valor do crescimento por 360 que são os dias comerciais.


Ao analisar a tabela, temos 3 patamares de crescimento do Bitcoin nesta Exchange, em 2012 ela crescia $0,02 por dia, quando seu preço estava entre $5,00 e $13,00, mas após ela ultrapassar este valor, ela entrou no patamar 2, onde seu crescimento e queda ficaram por volta de $1,50 ao dia, onde ficou por quatro anos, até que alcançou o patamar de $960,00, então seu crescimento saltou exponencialmente, assim como ocorreu do patamar 1 para o 2.

 O BITCOIN DOMINA TODAS AS CRIPTOMOEDAS – Creio que pelo fato de ter sido a primeira criptomoeda e de ser a mais popular, ela domina as outras criptomoedas, pois todas criptomoedas tem seu preço baseado no bitcoin, seja direta ou indiretamente, exceto moedas que são compradas por Dólar; Real, etc., mas mesmo estas moedas acabam sendo influenciadas.

Vou dar um exemplo, eu tenho Dogecoin e Stronghands, a Dogecoin que eu tenho é cotada em Bitcoin (diretamente), e a Stronghands é cotada em Dogecoin (cotada indiretamente em Bitcoin).

O fato do Bitcoin ter um valor muito alto, acabo afetando o valor das outras moedas, mesmo que elas estejam indo em direção oposta ao Bitcoin, pois uma pequena variação do Bitcoin vale muito para uma moeda de valor menor que está ligada ao Bitcoin, ou seja, se o Bitcoin subir por consequência todas as moedas sofrem um aumento, e o mesmo acontece se o bitcoin cair.

CADA CRIPTOMOEDA É NEGOCIADA EM UM MERCADO DISTINTO – Cada moeda que está disponível para compra é negociada independentemente de seus pares, seja dentro da mesma Exchange ou fora dela, veja o exemplo abaixo retirado do coinmarketcap no dia 19/03/2018.


Observe as moedas que eu pintei de amarelo, são duas Stronghands, estão na mesma Exchange, mas possuem preços diferentes, isso mostra que o preço de cada moeda depende da sua negociação, mesmo estando dentro da mesma Exchange, pois são negociadas separadamente.

Compare também as sublinhadas em vermelho entre elas mesmas e com as de amarelo, veja que os preços são diferentes entre elas e as de amarelo, e a que é comprada com Doge tem o preço diferente do seu par na CoinExchange, mas por coincidência a moeda que é baseada em Bitcoin está com o mesmo preço nas duas exchanges.

Uma forma de aumentar seu lucro, é comprar onde está mais baixo, fazer uma transferência para a carteira onde está mais caro e vender lá, mas lembre-se que para cada movimentação são cobradas taxas.

CUIDADO COM AS CRIPTOMOEDAS – Este assunto deve ser o mais controverso de todos, mas eu tive uma percepção de que pelo menos hoje (quando estou escrevendo este texto), as criptomoedas não servem para praticamente nada, muito poucas coisas estão disponíveis para você comprar com criptomoedas, e mesmo as que estão, utilizam apenas algumas como o Bitcoin, Litecoin, etc.

Hoje (data em que escrevo) há listadas no Coinmarketcap 1.564 moedas diferentes, o fato é que a cada dia surge mais e mais moedas, mas a maioria não serve para nada, apenas como uma forma de investimento, este que funciona sempre com a entrada de novas pessoas, pois o que apenas acontece é uma transferência de dinheiro, dos que estão entrando depois para aqueles que entraram antes e estão vendendo suas moedas para retirar seus lucros.

Uma coisa que percebi há alguns anos, é que o sistema financeiro precisa da fé das pessoas para funcionar, explicarei melhor, uma nota de R$100,00 só tem valor, porque todos nós acreditamos que ela tem valor, do contrário é apenas um pedaço de papel, antes do papel moeda, foi usado até sal como dinheiro, com as criptomoedas não é diferente, um vídeo que ilustra muito bem isto é o Margaravitalle (Episódio do South Park), onde mostra a crise financeira de 2008, que apenas é solucionada, quando um personagem resolve pagar as contas de todas as pessoas, devolvendo a fé de todos no sistema financeiro, fazendo com que a economia começasse a rodar novamente.

Por isto eu disse anteriormente para não fazer hold eterno, pois não é possível saber até que preço uma moeda chegará, ou quando vão deixar de acreditar nela, e a mesma perderá seu valor.

Posso estar errado, mas esta é minha percepção, peço que não desanime, pois no ano de 2018 em que escrevo este texto, as criptomoedas estão apenas começando a ganhar espaço, ser parte de inovações e se tornar populares, então se você está perto deste ano e a situação ainda está da forma que descrevi, invista sem medo, porque temos notícias de que este mercado ainda vai crescer muito, mas se você estiver lendo isto em um futuro mais distante e a situação ainda estiver igual, sugiro que pense muito antes de entrar nesta onda.

Acredito que operações comerciais com moedas virtuais só irão funcionar, com uma única moeda que não tenha uma oscilação gigantesca como acontece hoje, seria como se digitalizássemos o dólar, e não importa quantas pessoas estejam comprando ou vendendo, você só compraria um dólar online por um dólar físico com variações de poucos centavos.



Comentários